Em uma manifestação realizada no dia 31 de janeiro, no FSM, um grupo de 30 índios denunciaram o etnogenocídio de seis povos da região. Os indígenas viajaram durante 5 dias do extremo oeste do Amazonas, fronteira com Peru e Colômbia, até Belém do Pará para apresentar a situação e cobrar respostas.
Os índios afirmaram que as mortes são freqüentes por falta de política pública de saúde no Vale do Javari. Os índios têm sofrido principalmente com a epidemia de hepatite dos tipos A, B, C e Delta, que já atingiu 80% da população. Entre outras doenças, está também a malária.
Em Javari vivem 3.700 pessoas, sendo a segunda maior terra indígena demarcada no Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares. Entre as etnias ameaçadas estão: Marubo, Matis, Mayoruna, Kanamary, Kulina e Kokama.
Fonte: Agência Pulsar