Os metalúrgicos da Gerdau, em São José dos Campos, iniciaram hoje, dia 21 de outubro, uma paralisação de 24 horas pela Campanha Salarial. A empresa, que vem se recusando a negociar aumento real de salário, tentou impedir a mobilização. Ao final, foi preso o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Sebastião Francisco Ribeiro.

A greve foi aprovada em assembleia de trabalhadores do primeiro turno, às 6h, por unanimidade. Logo após os funcionários foram embora. Entretanto, por volta das 9h, a direção da Gerdau enviou carros para buscar os trabalhadores em casa e obrigá-los a voltar ao trabalho. O Sindicato garantiu o direito dos trabalhadores a permanecerem em greve. Porém de forma arbitrária e truculenta, a PM deteve Sebastião Francisco Ribeiro e o encaminhou ao 3º DP.

A Campanha Salarial dos Metalúrgicos entra em sua reta final, mas ainda há empresas que não fecharam acordo. A Gerdau antecipou apenas 5% de reajuste, o que corresponde praticamente à inflação do período (INPC de 4,57%), e se recusa a conceder aumento real aos trabalhadores. A greve de hoje foi uma resposta dos metalúrgicos à intransigência da empresa. Uma nova assembleia vai ocorrer hoje na entrada do segundo turno, às 14h.