Ana Lucia Vaz, autora do livro ‘Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística’, conversou com o NPC durante o lançamento da publicação na Livraria Antonio Grasmci. No vídeo acima, ela fala sobre o livro e como a obra pode ajudar na atuação de jornalistas na atualidade.
Para a autora, a ideia do livro é a mostrar para jornalistas “como é que entramos na correnteza, mas mantendo a cabeça para fora d’água para enxergarmos a correnteza”. Ana Lucia começou a escrever o texto há cinco anos, a partir da discussão sobre o senso comum. Em sua opinião, o jornalista o jornalista acaba caindo no senso comum, pois precisa falar a verdade e ser entendido por muita gente. Outro risco é o de se cair numa posição fechada ao ir contra ou a favor da correnteza.
Ana Lucia Vaz acredita que o jornalista precisa de autonomia, com capacidade de perceber as coisas além dos modelos já formados. O livro ajuda o comunicador a lidar com a dificuldade de entender temas que fogem dos modelos fechados. Ela termina a entrevista afirmando que o jornalismo está muito mais para escutar e amplificar vozes muito pouco ouvidas do que tentar construir narrativas fechadas sobre a sociedade.