Nossas boas vindas aos inscritos no curso dos 15 anos do NPC. A cada ano, entre cem e duzentas pessoas participam deste curso. São companheiros e companheiras de dezenas de categorias diferentes. São servidores públicos, metalúrgicos, pesquisadores da Embrapa, pedreiros, químicos e professores de todo tipo: estaduais, municipais, universitários ou de educação infantil. São jornalistas, estivadores, Sem Terra, Sem teto, Atingidos por barragens e seringueiros. São policiais civis, agentes do judiciário, radialistas, cinegrafistas, fotógrafos e cineastas.
Vêm de todos os estados do país, ávidos por receber informações necessárias para tornar sua comunicação uma ferramenta afiada na luta contra-hegemónica nesta sociedade dominada pelo capital,… por enquanto.
De nossa parte, procuramos trazer como palestrantes/expositores pessoas que estão entre as melhores cabeças e têm as melhores práticas no campo da comunicação social/sindical/popular.
Procuramos ser plurais, dentro do campo bem delimitado da esquerda. Procuramos convidar quem poderia ajudar os interessados em melhorar sua comunicação em todos os níveis, desde o velho Gutemberg, às ondas magnéticas do rádio e TV e, hoje, ao mundo da Internet.
A 15º edição do Curso Anual do NPC começa nesta quarta-feira. Comunicação, política e cultura compõem o cardápio. Além das palestras, conheceremos o Jongo da Serrinha, o Teatro que é feito na favela da Maré, o cinema de Walter Moreira Salles e o samba que rola nas esquinas do Rio. Vamos viver quatro dias de muito estudo, reflexão, cinema e poesia.
O 15º Curso Anual do NPC agradece o apoio da Funarte, do NEAD-MDA, Sindicato dos Engenheiros, Sindicato dos Professores e Sindicato dos Metroviários, editora Zahaar, Instituto Cervantes, Cachaça 51, Café Pimpinella e Papelaria Casa Cruz.