No dia 16 de janeiro, às 10h, na Cinelândia, será realizado um ato em lembrança dos dois anos do assassinato do jovem Andreu Luis e contra a política de criminalização da pobreza. Andreu Luis da Silva de Carvalho foi barbaramente assassinado há dois anos nas dependências do CTR (Centro de Triagem) por seis agentes do Degase (Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas). O Degase é uma instituição destinada à “ressocialização de jovens”. Andreu havia sido detido sob acusação de participar de um roubo a um coronel norte-americano, na orla de Ipanema.
O Estatuto da Criança e do Adolescente garante aos jovens serem protegidos fisicamente pelo Estado, garantido também a punição para os que descumprirem seus artigos. Mas o fato ainda se encontra em fase de inquérito e seus responsáveis continuam trabalhando no Degase.
A manifestação do dia 16 tem como objetivo exigir justiça e recordar a memória de Andreu e outros adolescentes, como Cristiano, que também foi assassinado no Degase enquanto cumpria medida sócio-educativa.
Fonte: Rede contra a Violência – www.redecontraviolencia.org