Leia abaixo, na íntegra, a carta de apoio e solidariedade ao defensor de Direitos Humanos Miguel Baldez

Seguindo a manifestação de solidariedade prestada pelo Grupo Tortura Nunca Mais (RJ) em dezembro de 2009, também queremos prestar nosso apoio ao companheiro Miguel Baldez, antigo professor de Direito da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Ele foi demitido de lá por ter assumido corajosamente seu papel de representante dos docentes daquela Faculdade e relatado, na ALERJ, as precárias condições de trabalho nas universidades privadas do Rio e especificamente naquela Universidade, como atrasos nos salários dos professores e funcionários, péssimas condições de trabalho, dentre outras.

O professor vem cumprindo um importante papel como militante e defensor dos Direitos Humanos. O intelectual, sempre próximo às comunidades aqui presentes, vem se dedicando à questão da reforma urbana em nosso estado, e luta, junto conosco, pela garantia do nosso direito à terra e à moradia. Lembramos ainda que, em 2007, o professor Baldez recebeu a Medalha Chico Mendes de Resistência.

Esperamos que a injustiça contra o professor Baldez seja revista e que sua integridade seja reconhecida pelo Sr. Reitor da UCAM.

                                                                             Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2010