Libertado das senzalas, o povo negro foi largado sem qualquer política pública de inclusão social. O desenvolvimento da luta do trabalhador negro por um lugar ao sol, desde a abolição, é o fio condutor de Além de Trabalhador, Negro. O documentário fala das ações do movimento negro para superar a discriminação racial nas relações de trabalho. Como estavam fora dos primeiros sindicatos de operários, geralmente organizados por imigrantes, os negros criaram organizações próprias e difundiram seus ideais anti-racistas em jornais como A Sentinela e O Clarim da Alvorada.

Em 1931 é criada a Frente Negra. O filme também lembra a entrada dos trabalhadores negros nos sindicatos a partir dos anos 50 e 60, porém sem ocuparem cargos de direção. Além de trabalhador, negro também conta sobre a criação do Movimento Negro Unificado (MNU) contra a discriminação racial. Nas vozes de importantes lideranças do movimento negro o filme busca a identidade e a valorização econômica do povo negro e mostra que a luta de classes e a luta de raças andam juntas no Brasil.

Sugestão de uso: Excelente material sobre a história do povo negro e suas lutas. Serve para aulas e debates sobre formação da sociedade brasileira, movimento negro no Brasil, movimento sindical, entre outros aspectos da História do Brasil no século XX.

Direção: Daniel Brazil; 1989; 35 min.

 Produção: Video Realiza

Contato: dbrazil@ig.com.br