A história das Comunidades Eclesiais de Base é resumida neste documentário produzido por solicitação do Secretariado e da Comissão Ampliada do IX Encontro Intereclesial, realizado em São Luís do Maranhão, entre 15 e 19 de julho de 1987. As CEBs, como ficaram conhecidas, surgiram como uma grande novidade no cenário políticoreligioso da América Latina e do Brasil, em 1958. A partir de então, os núcleos foram crescendo e se espalhando por todo o país, ganhando grande destaque nos anos 1970 e 1980.
Em pouco tempo já eram mais de 46 mil, 75% concentrados na zona rural. Devido à opção preferencial pelos pobres, da Teologia da Libertação, adotada pelas CEBs, muitos de seus membros foram perseguidos politicamente. O teólogo Leonardo Boff chegou a sofrer sanções impostas pelo próprio Vaticano. Perseguições, ameaças e mortes cercaram muitos de seus integrantes. Mas a história das CEBs é também – e sobretudo – uma história de vida, fé, esperança e compromisso social, ecumenismo, fraternidade, partilha, ética e solidariedade. É o que se pode depreender deste documentário, que apresenta depoimentos de militantes anônimos e religiosos famosos, como Dom Pedro Casaldáliga, da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), Dom Mauro Morelli, da Diocese de Duque de Caxias (RJ), Dom Xavier Gilles de Maupeau, da Arquidiocese de São Luís (MA) e o próprio frei Leonardo Boff.
Sugestão de uso: Comunidades Eclesiais de Base e outros grupos religiosos, associações comunitárias, sindicatos, escolas e universidades.
Direção: Jorge Atilio Iulianelli; 1996; 27min.
Produção: MP2 Produções
Realização: Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço
Contato: (21) 2224-6713 koinonia@koinonia.org.br // www.koinonia.org.br