A homofobia e toda a sua carga de violência e intolerância é o tema deste documentário. Na Baixada Fluminense, travestis, homossexuais, bichas, boys, monas e gays tentam sobreviver ao preconceito, à marginalização, à violência e à agressão, driblando a morte social e física. Nem sempre conseguem. Às margens da Rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre as duas maiores metrópoles do país – Rio e São Paulo –, essas pessoas buscam o sexo e a sobrevivência, oscilando entre a esperança e o desespero, a alegria e a revolta, a coragem e o medo. Chacinas, assassinatos a varejo e brutalidades de toda sorte as perseguem e são submetidas permanentemente a uma situação de exclusão e abandono, ignoradas pelos poderes dominantes.

Além de denunciar a banalidade e impunidade que caracterizam os crimes de ódio contra travestis, homossexuais, gays, entre tantos outros que possuem uma sexualidade diversa, que não seja a da norma heterossexual, este documentário busca somar-se ao coro de vozes e resistências de todos aqueles que lutam pela cidadania plena e pela afirmação da vida como um valor supremo e universal.

Sugestão de uso: Indicado para grupos de defesa dos direitos humanos e grupos voltados para a discussão de gênero, em particular àqueles organizados em torno de entidades de defesa e afirmação dos homossexuais.

Direção: Vagner de Almeida; 2006; 55 min.

Produção: Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia)

Contato: (21) 2223-1040; fax: (21) 2253-8495 abia@abiaids.org.br // www.abiaids.org.br