Publicado em 22.12.10 – Por Opera Mundi
A cobertura do Opera Mundi dos vazamentos do Wikileaks passa, a partir desta terça-feira (21/12) a ser reunida no blog Operaleaks. O conteúdo do Operaleaks é formado por notas publicadas pelo Opera Mundi, íntegras de documentos divulgados pela organizaçao e comentários sobre o impacto das revelações.
O endereço do blog, que já começa com quase 50 postagens, é http://operamundi.uol.com.br/blog/operaleaks/. O blog tem textos classificados por assunto, país e ano de emissão do despacho diplomático. O usuário pode navegar tanto por categorias quanto por ordem cronológica.
Com o Operaleaks, tanto o conteúdo jornalístico próprio quanto os documentos originais vazados, em inglês, ficam em uma mesma interface, a poucos cliques de acesso, e o leitor pode entrar a fundo em um dos maiores escândalos da política internacional dos últimos anos.
Desde o início do chamado “Cablegate”, o escândalo dos despachos diplomáticos dos Estados Unidos que revelam os bastidores – às vezes embaraçosos – da política externa norte-americana, o Opera Mundi tem acompanhado de perto os fatos revelados e suas repercussões.
A jornalista Natalia Viana, colaboradora do site, é uma das poucas no Brasil que têm acesso primário ao conteúdo do vazamento, junto a jornais da grande mídia. No Opera Mundi, ela publicou uma série de artigos sobre os bastidores da operação. Natalia também mantém um blog na revista CartaCapital. O Opera Mundi ainda publicou uma entrevista exclusiva com o fundador do Wikileaks, Julian Assange, feita no dia 7 de dezembro, horas antes de o jornalista australiano ser preso na Inglaterra.