[Redação – Brasil de Fato] Nos últimos dias, a equipe de colaboradores do Brasil de Fato no Rio Grande do Sul sofreu perdas terríveis, assim como milhares de pessoas em todo o estado. Mesmo diante do luto, do medo e da calamidade, a equipe mantém o trabalho e a cobertura da maior tragédia climática da história gaúcha.
Por isso, o Brasil de Fato RS precisa de apoios emergenciais para viabilizar a continuidade das atividades. Neste momento, a equipe conta com uma grande força-tarefa, e o apoio dos leitores do BdF é fundamental para ampliar ainda mais a cobertura.
O recurso vai viabilizar auxílio aos colegas de redação que tiveram suas residências invadidas pelas água ou que, de diversas formas, foram vitimados pela catástrofe.
Para doar, acesse a plataforma apoia.se/brasildefators_enchentes.
Até o momento, o Rio Grande do Sul contabiliza 164.583 pessoas desalojadas, em decorrência das enchentes causadas pela maior crise climática do estado. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do RS, às 9h desta quinta-feira (9), 107 pessoas morreram devido a tragédia, 136 estão desaparecidas e 374 feridas
Dos 497 municípios gaúchos, 425 relatam problemas relacionados a temporais e enchentes, afetando 1.476.170 pessoas. 67.542 pessoas estão em abrigos. Um óbito está sob investigação para saber se a causa foi ocasionada pelas enchentes.