O documentário inicia com belas imagens do nosso país e lança, de cara, a seguinte pergunta: de quem é o Brasil? Para respondê-la, o filme aborda em três capítulos a nossa história por um ângulo diferente do que estamos acostumados: mais crítico e contundente. O documentário prima pela qualidade gráfica e acerta no didatismo.
Narrado de forma simples, com participações especiais como a de Francisco Milani e Gianfrancesco Guarnieri, Brasil Outros 500 questiona a desigualdade social e aborda a questão da dívida externa e dos lucros das multinacionais. Ao longo dos três capítulos, o filme apresenta momentos importantes da história do país, como o nascimento das primeiras fábricas, as primeiras greves, a luta pelo fim da escravidão, a campanha “O petróleo é nosso”, a guerrilha do Araguaia, a guerrilha urbana, as Diretas, Já!, passando pela Marcha dos Cem Mil e chegando ao neoliberalismo. O documentário mostra o socialismo como a alternativa à superação das desigualdades existentes. É um documentário cheio de informações e visa declaradamente a conscientização da necessidade de mudança de projeto político para o país.
Sugestão de uso: ”Brasil Outros 500″ é um excelente filme para ser usado em aulas de História, Geografia, em sindicatos, movimentos populares, associação de moradores etc. É uma aula com nítido corte ideológico sobre a história do Brasil, com ênfase na necessidade de conscientização e da organização popular.
Realização: Centro de Estudos Sindicais; 1999; 53 min.
Contatos: (11) 3107-3093 // www.vermelho.org.br/img