Mostra que só a mobilização e a união dos trabalhadores podem trazer vitórias à categoria. O documentário, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, conta a história da organização dos trabalhadores e das paralisações que atingiram diversas montadoras de veículos no Estado de São Paulo. Foram dias de passeatas, com vários tipos de manifestações para pressionar as negociações na Justiça e assim motivar os trabalhadores a continuar na luta pelo reajuste salarial pleiteado.

O nome do filme é inspirado no índice de reajuste: 10%. Sob o bordão “É 10% ou greve”, os metalúrgicos conquistaram todas as suas reivindicações e garantiram a manutenção dos direitos conquistados em campanhas anteriores. O vídeo reflete também o clima de luta da década de 1980. Uma das marcas da campanha nota 10 mostrada pelo documentário foi a forte repressão policial e a prisão de três dirigentes sindicais, acusados de liderar a luta da categoria.

Sugestão de uso: Em debates sobre prática sindical com trabalhadores e dirigentes sindicais e como estímulo para que todo sindicato busque documentar suas lutas.

Direção: Ernesto Gradella; 13 min.

Realização: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

 Contato: (12) 3946-5312// comunicacao@sindmetalsjc.org.br