Um documentário que impressiona por retratar a dura realidade que o povo indígena de Sussuarana vem enfrentando com a invasão do homem branco nessa terra que, por ser tão extensa, desperta a cobiça dos novos produtores de soja, sobretudo dos grandes grupos econômicos. A luta do povo Krahô, que acaba sendo escravizado por estes invasores, emociona e revolta.
A indústria da soja agrava ainda mais a destruição e a poluição do meio ambiente. Provoca a morte de variadas espécies raras de animais típicos de fauna brasileira, e contribui para aproximar a ameaça de extinção da água no mundo. A biodiversidade é uma das vítimas do avanço das plantações de soja, uma das mais rendosas do agrobusiness. O documentário enfatiza que o envenenamento da água está destruindo os nossos índios e comprometendo o solo brasileiro. Tudo para alimentar outros países.
Sugestão de Uso: É recomendado para aprofundar a política do agrobusiness em aulas de História e Geografia. Muito útil para discussões sobre a preservação ambiental e, em especial, em campanhas sobre a importância da água.
Produção: CTI – Centro de Trabalho Indigenista; 2005; 20 min.
Contato: (61) 3349-7769 / (11) 3086-1673 / (97) 3412-3991 cti@trabalhoindigenista.org.br// www.trabalhoindigenista.org.br