Retrata a primeira tentativa de luta armada organizada no Brasil contra o regime militar implantado em 1964. Em agosto de 1966, no alto da serra do Caparaó, na divisa entre o Espírito Santo, Minas e Rio de Janeiro, um grupo de revolucionários antiditadura se instala e inicia um rigoroso treinamento militar na tentativa de preparar o que seria uma reação nacional ao regime militar.

A guerrilha foi organizada por Leonel Brizola, em exílio no Uruguai, e patrocinada por Fidel Castro. A repressão do regime utilizou algo como três mil homens do Exército, Aeronáutica e Polícia Militar de Minas Gerais e Espírito Santo, numa das maiores operações militares do país.

Através de depoimentos de exguerrilheiros, escritores, jornalistas e policiais que estiveram diretamente ligados à guerrilha, o filme narra os acontecimentos e revela a imagem do que foi a tentativa fracassada de uma revolução, nos moldes da Revolução Cubana, no Brasil.

Sugestão de uso: Pode ser utilizado em aulas, palestras e exposições sobre História do Brasil focadas no regime militar e na luta de resistência do povo.

Direção: Flávio Frederico; 2006; 77 min.

Produção: Kinoscópio Cinematográfica

Contato: flafre@attglobal.net