Em um futuro breve, os meios de comunicação serão invadidos pela tecnologia digital. Transição que envolve questões financeiras, relações de trabalho, transferência de tecnologia e acesso aos meios. A sociedade civil ainda possui tempo para interferir na decisão de qual modelo de TV Digital quer. Para alertar sobre a importância do tema e preparar o movimento social para esse embate, o Comitê pela Democratização da Comunicação do Rio Grande do Sul realizou o seminário “TV Digital e Democratização da Comunicação: o que o Movimento Social tem a ver com isso?”, em 31 de agosto. O palestrante foi Daniel Herz, representante da Federação Nacional dos Jornalistas no Conselho de Comunicação Social e membro da executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
No seminário foi distribuída uma cartilha produzida pelo Comitê do RS sobre o assunto. O objetivo é subsidiar os movimentos sociais. O Brasil é um dos países do mundo onde a concentração da propriedade dos meios de comunicação atingiu níveis tão altos quanto os de renda. De acordo com o relatório “Donos da Mídia”, seis grupos privados (Globo, SBT, Record, Bandeirantes, RedeTV! E CNT) detêm as “cabeças” das principais redes comerciais de TV aberta do país. Sozinhos, eles possuem as concessões de apenas 47 emisoras de TV VHF. Por meio de 138 empresas afiliadas, entretanto, hegemonizam a atuação de 294 emissoras. Parece pouco, mas com esta configuração os grupos controlam 90% das emissoras de TV do Brasil. Incluindo emissoras de rádio e jornais, estas seis redes controlam direta e indiretamente 667 veículos de comunicação. Com este número, conseguem atingir 87% dos domicílios em 98% dos municípios brasileiros. Com a implantação da tecnologia digital de recepção e transmissão na radiodifusão a humanidade vai dar um salto. E o Brasil está no momento de decidir se este salto será para frente, com uma efetiva democratização da comunicação, ou para trás, ampliando a concentração da propriedade de rádios e TVs na mão de poucos grupos privados.
Para saber como obter a cartilha entre em contato com Katia Marko (impcutrs@terra.com.br)