Nota de Repúdio do Coletivo Fotoguerrilha

Censurados! No dia de hoje, 8 de junho de 2024, o Coletivo Fotoguerrilha foi alvo de uma grave e inaceitável censura durante nossa exposição no Parque Gloria Maria (antigo Parque das Ruínas), no Rio de Janeiro. Fomos convidados para participar com nossa exposição “Fotografia de Guerrilha: 6 anos nas ruas”, da Feira Coletiva de Negócios pela Coletiva Delas. Nossa exposição faz um recorte temporal com fotografias que retratam momentos históricos cruciais da política brasileira. Foram arbitrariamente retiradas da exposição 4 fotografias, o que impossibilitaria a continuação da exposição, numa clara tentativa de suprimir a memória e a resistência popular.

Essas imagens são um registro fiel da luta do povo brasileiro contra a opressão, a corrupção e o autoritarismo. Elas documentam a coragem e a determinação de milhões de cidadãos que, nas ruas, enfrentaram a repressão para defender a democracia e os direitos humanos. Ao censurar essas fotos, não estão apenas nos silenciando, mas também apagando a história e o testemunho de um movimento popular legítimo e necessário.

Repudiamos veementemente essa censura que fere os princípios básicos da liberdade de expressão e do direito à memória. Reafirmamos nosso compromisso com a verdade e a justiça, e continuaremos a utilizar a fotografia como uma ferramenta de denúncia e conscientização. Não nos calaremos diante da tentativa de ocultar a realidade e os abusos cometidos contra os direitos humanos a as populações em vulnerabilidade.

Reiteramos que durante todo o ocorrido, tivemos todo o apoio da organização do evento e da @coletiva.delas . Em nome dos fotógrafos censurados @nana_foto_perdomo , @lucianabellofotografia , @kauepallone e @barbaradiasphoto e do coletivo Fotoguerrilha, dizemos não à censura! Viva a arte engajada e a resistência popular!

Coletivo Fotoguerrilha

Rio de Janeiro, 8 de junho de 2024