[Por Eric Fenelon] Na manhã de sábado, dia 30 de abril, aconteceu a sétima aula do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular que é promovido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. O tema da aula foi “A História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil”. A aula foi ministrada pelos professores Josué Medeiros na parte da manhã e Guilherme Marques “Soninho” na parte da tarde. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro [SINDPETRO/RJ] que fica localizado na Av. passos, 34 e contou com a presença de 37 alunos.

Logo no início da aula o prof. Josué explicou o processo da Revolução Francesa de 1789. Foi durante a primeira fase da Revolução que se deu origem as expressões “direita” e “esquerda”. Nessa época, a Assembleia era dividida em dois grupos: os Girondinos que eram liberais e representavam a burguesia financeira da época sentavam à direita do presidente da Assembleia Nacional e os Jacobinos que eram os radicais republicanos e lutavam pelos interesses da pequena burguesia e das camadas médias da população francesa, eles também queriam aprofundar as mudanças iniciadas com a revolução de 1789 e se sentavam à esquerda no salão da Assembleia Nacional. O prof. Josué também explicou o surgimento da classe operária no Brasil, que tem sua origem na industrialização do país e também sobre as diferentes suas correntes políticas que surgem na época, como Anarquista, Socialistas e Comunistas.

Na parte da tarde, o prof. Guilherme Soninho falou sobre o período de 1920, até os dias de hoje. Ele resgatou outros momentos da história das lutas dos trabalhadores. O período que vai de 1945 até 1964 (A efervescência política e sindical no pós-guerra, o domínio da ideologia populista e o golpe civil-empresarial-militar); De 1964 até 1977 (A ditadura militar e a resistência, a autocrítica das ilusões populistas, o acúmulo nas escolas, nas fábricas e na sociedade); De 1978 até 1990 (A explosão das greves em 78, sindicalismo de base e de massas, as divisões no movimento sindical, a CUT e as outras centrais); e o período entre 1990 até 2000 (A crise da época neoliberal e os sindicatos, reestruturação produtiva e globalização).

Foram distribuído para turma o novo livro produzido pelo NPC, “Experiência em Comunicação Popular no Rio de Janeiro, Ontem e Hoje”. E para os alunos que fizeram os exercícios dos dois documentário sobre a ditadura militar, foram distribuídos os seguintes livros: “Rio, Cidade-Capital; “Concepção Anarquista do Sindicalismo”; a revista “Samuel” e “De olho em Zumbi dos Palmares”. Além disso, a turma deu continuidade aos projetos pensados nas últimas aulas. Um grupo bastante envolvido com as ocupações estão marcando oficinas de comunicação e visitas para filmagens do documentário sobre as escolas ocupadas. Os alunos também pediram uma visita para a comunidade São José Operário, após a exibição do documentário “Irmão do Morro”, que fala sobre a memória dessa comunidade localizada em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio e sugeriram que fosse na próxima aula.