O vídeo trata dos últimos momentos da ocupação de um terreno abandonado da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), por milhares de famílias.

Vinte e cinco anos depois das grandes greves que sacudiram o país, São Bernardo voltou a ser palco de uma grande mobilização de trabalhadores. Em 2003, porém, grande parte desses trabalhadores estava desempregada ou vivendo de biscates, como resultado de uma década de políticas neoliberais e de precarização do trabalho. Lula, o principal líder das greves metalúrgicas, é, 25 anos depois, presidente da República. É nesse contexto que a gigantesca ocupação do terreno da Volkswagen, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), ganha as manchetes dos jornais.

Este filme mostra o dia da desocupação. A polícia, fortemente armada e contando com cães e cavalos, ameaçou um massacre. Em assembléia, e apesar das irregularidades da ação policial, os ocupantes decidem sair pacificamente. A tristeza, o sentimento de impotência diante da injustiça e a dura realidade de não ter para onde ir é expressa por homens, mulheres e crianças. No filme, vemos que a conquista da democracia para muitos ainda é um sonho.

Sugestão de uso: Em aulas e debates que tenham como temas a crise habitacional no Brasil, a luta dos sem-teto e a repressão policial aos trabalhadores e pobres urbanos.

Realização: Centro de Mídia Independente (CMI); 2003; 17 min.

Contato: contato@midiaindependente.org www.midiaindependente.org