Esta sendo realizado nesta manhã (17 de novembro) o despejo do acampamento Osvaldo de Oliveira em Macaé. A ocupação da fazenda Bom Jardim se deu na madrugada do dia 7 de setembro, dia do Grito dos Excluídos, por 400 famílias organizadas no MST, onde o objetivo é construir um assentamento produtivo em harmonia com o meio ambiente, com base em princípios agroecológicos.

A área foi vistoriada pelo INCRA em 2006 e considerada latifúndio improdutivo por não cumprir sua função social e ambiental.

Desde a ocupação a articulação por parte dos ruralistas/latifundiários da região articulados pelos poderes do estado (judiciário e pela policia) vem se organizando para a realização deste despejo. Acreditamos que além do despejo esta em vista a prisão de alguns militantes acampados no Osvaldo de Oliveira, pois de alguns dias pra cá não estava sendo possível acessar o processo que estava sob segredo de justiça.

Esperamos que os órgãos “competentes” não se coloquem de forma truculenta perante a ação do despejo.

Estamos com muitas dificuldades de aqui na capital ter informações mais precisas, mas até o momento não temos nenhuma ação violenta e prisão.

Só temos uma certeza, seguiremos lutando e ocupando latifúndios enquanto ainda existir famílias expulsas da terra querendo na terra trabalhar e viver.