No último dia 24/7, o Núcleo Piratininga de Comunicação realizou, na Cinelândia, uma atividade de celebração do Dia Municipal da Comunicação Popular no Rio de Janeiro. A data foi criada em 2017 em homenagem a Vito Giannotti, metalúrgico e grande lutador pela comunicação dos trabalhadores, que faleceu em 24 de julho de 2015.  Juntos, Vito e sua companheira, Claudia Santiago, fundaram o NPC em 1994. A programação começou às 10h e se estendeu até às 18h, com uma tenda da comunicação popular, distribuição de jornais e materiais, quiz com livros como brinde, exposição de fotos, entrevista ao vivo e roda de conversa.

Estiveram presentes representantes dos grupos: Conexões Periféricas, Fotoguerrilha, Coletivo de Coletivos, O Cidadão, Fórum Grita Baixada, jornal Voz das Comunidades, Emerge-UFF, Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos da UFRJ, Raízes em Movimento, Redes da Maré, Associação Projeto Roda Viva, Garotas da Maré, ABI, Brasil de Fato/RJ, Rádio Ativa, PPG Informativo, Web Rádio Censura Livre, Fala Manguinhos, Teia dos Povos do Rio de Janeiro. Também marcaram presença jornalistas e professores, como Adilson Cabral, Gizele Martins, Pedro Barreto e Claudia Santiago, além de parlamentares e pré-candidatos do campo da esquerda carioca.

A produção e agitação do dia ficou por conta da Rede de Comunicadores do NPC, que conta com alunos e ex-alunos do nosso Curso de Comunicação Popular.

Agradecemos imensamente a presença e a participação de todos. Esse ano de 2024 é um ano especial para o NPC, que completa 30 anos de existência e 20 anos do seu curso de comunicação popular. São marcos importantes, mas que se tornam ainda mais especiais se celebrados em conjunto com aqueles com quem caminhamos ao longo desse período.