Nesta quarta, dia 24, o Núcleo Piratininga de Comunicação realizou, na Cinelândia, uma atividade de celebração do Dia Municipal da Comunicação Popular no Rio de Janeiro. A data foi criada em 2017 em homenagem a Vito Giannotti, metalúrgico e grande lutador pela comunicação dos trabalhadores, que faleceu em 24 de julho de 2015. Juntos, Vito e sua companheira, Claudia Santiago, fundaram o NPC em 1994.
A programação rolou das 10h às 18h e incluiu uma tenda da comunição popular, distribuição de jornais e materiais, quizz com livros como brinde, exposição de fotos, entrevista ao vivo e roda de conversa.
Estiveram presentes representantes dos grupos: Conexões Periféricas, Fotoguerrilha, Coletivo de Coletivos, O Cidadão, Fórum Grita Baixada, jornal Voz das Comunidades, Emerge-UFF, Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos da UFRJ, Raízes em Movimento, Redes da Maré, Associação Projeto Roda Viva, Garotas da Maré, ABI, Brasil de Fato/RJ, Rádio Ativa, PPG Informativo, Web Rádio Censura Livre, Fala Manguinhos, Teia dos Povos do Rio de Janeiro. Também marcaram presença jornalistas e professores, como Adilson Cabral, Gizele Martins, Pedro Barreto e Claudia Santiago, além de parlamentares e pré-candidatos do campo da esquerda carioca.
A produção e agitação do dia ficou por conta da Rede de Comunicadores do NPC, que conta com alunos e ex-alunos do nosso Curso de Comunicação Popular.
Agradecemos imensamente a presença e a participação de todos. Esse ano de 2024 é um ano especial para o NPC, que completa 30 anos de existência e 20 anos do seu curso de comunicação popular. São marcos importantes, mas que se tornam ainda mais especiais se celebrados em conjunto com aqueles com quem caminhamos ao longo desse período.
Veja algumas imagens do nosso Dia Municipal da Comunicação Popular (em construção!):