Como o próprio nome sugere, este vídeo trata dos direitos das mulheres. Direitos sociais, econômicos, políticos. Direito de participar ativamente dos foros de decisão, direito à cidadania, ao mercado de trabalho, a uma vida digna, à saúde e à educação. O combate ao preconceito e à discriminação contra a mulher, a luta pela igualdade com os homens em todos os campos da vida social são abordados neste documentário, que começa e termina com o testemunho de Líbera Florinda Sachetti, a primeira mulher a se associar ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapecó (SC), do qual veio a ser presidente, quase 20 anos depois, vencendo as barreiras do preconceito.

O vídeo traz também depoimentos de inúmeras outras mulheres, jovens e idosas, trabalhadoras rurais, donas de casa, militantes, sindicalistas, parlamentares. Alguns homens também são convidados a se manifestar em defesa da participação feminina na vida social, política e econômica. E todos, homens e mulheres, consideram a importância de que a trabalhadora rural tenha também os mesmos direitos de seus companheiros no acesso ao crédito e aos cursos de capacitação profissional, entre outros benefícios.

Sugestão de uso: Indicado para sindicatos e outras entidades de trabalhadores rurais, particularmente para todos os grupos que discutem a condição da mulher.

Direção: Anderson Leandro; 2005; 30 min.

Realização: Fetraf-Sul/CUT/Deser (Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais)

Contato: Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Sul (Fetraf-Sul) – (49) 3324-7768 // fetrafsul@fetrafsul.org.br