MC Fiell, um dos participantes do curso de comunicação comunitária do NPC, apresentou na aula do dia 8/05 o vídeo 788, produzido por ele, em parceria com Bruno Thomassin. O documentário apresenta a realidade de trabalhadores moradores e trabalhadoras do Morro Santa Marta que, durante 73 anos, tiveram que subir e descer diariamente a escadaria, com 788 degraus.  A comunidade está situada no bairro Botafogo, Zona Sul do Rio, e possui aproximadamente 17 mil famílias.

O filme vai na contramão da maioria das produções sobre as favelas pois, ao invés de criminalizar os moradores mostrando apenas a criminalidade e o tráfico, foca na vida daquele povo que trabalha, estuda e resiste diariamente. “Os filmes sobre as favelas têm que ser feitos por nós, os próprios moradores, pois quem conhece nossa história é a gente. Chega da rua falar para a favela. É a favela que tem que falar pro Brasil, pro mundo”, disse MC Fiell após a exibição do documentário.

Confira o trailer em http://www.youtube.com/watch?v=OAAnpLjE2U0. Quem quiser adquirir o vídeo, basta entrar em contato conosco pelo e-mail npiratininga@uol.com.br