Filme terá pré-estreia aberta e gratuita no Cinema Odeon dia 04 de maio

entre_greves

Na sexta-feira, dia 04 de maio, às 18h30, será lançado no Cinema Odeon, Cinelândia, o longa-metragem “Entre Greves”, que conta a história centenária do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro. Com direção de Adil Lepri, produção de Diana Iliescu e Nely Coelho da Ginja Filmes, o documentário apresenta trechos fundamentais da história política do país sob o ponto de vista dos trabalhadores.

Dentre os episódios retratados, podemos destacar a construção da sede do SindMetal em Benfica, através da doação de um dia de trabalho de cada sindicalizado; a revolta dos marinheiros em 64, quando se amotinaram no sindicato; e as mais importantes greves dos últimos cem anos, desde a primeira greve geral de 1917, passando pelas grandes paralisações dos anos 70 e 80, até o momento atual, com o desmonte da indústria naval carioca e a revisão da legislação trabalhista.

Com narração do ator Bemvindo Sequeira, o longa conta ainda com a participação de historiadores, operários, parlamentares e diversas lideranças sindicais, como o atual presidente do SindMetal RJ, Jesus Cardoso. “A história desta categoria é marcada pela luta. Apesar de toda repressão que já tivemos no Sindicato, os metalúrgicos sempre estiveram na linha de frente pela democracia, soberania e pelos direitos dos trabalhadores”, declara Cardoso.

A exibição terá entrada gratuita, com distribuição de pulseiras meia hora antes do início da sessão. Após a pré-estreia, o filme passará pelo circuito dos festivais de cinema. Em 2019, o documentário será exibido na televisão.