[Por Ívina Costa – 23.05.2017] “Antônio de Gastão – memória é trabalho” – o mais recente trabalho da companhia teatral EN LA BARCA JORNADAS TEATRAIS, será apresentado às 13h no 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular!
A peça conta a história do artista popular Antônio Gastão – pescador, poeta, escultor, músico, bonequeiro e contador de histórias, que nasceu em 1912, na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, onde viveu até 1990. A trajetória e a visão de mundo do artista popular semi-analfabeto é contada por meio do teatro-documentário, um gênero de forte tradição na Europa e que tem como característica apresentar em cena documentos reais do que se deseja abordar.
Idealizado pelos atores Anna Fernanda e Bruno Peixoto, em 2014, o En La Barca Jornadas Teatrais tem como proposta realizar o teatro “menos como Espetáculo e mais como Assembléia”, para devolver ao público o lugar de espectador ativo. Trata-se de um teatro sensorial e político, que utiliza a linguagem como uma ponte entre os muitos mundos de cada um que assiste e não como como uma muralha que isola quem não conhece determinados códigos.
Como a arte popular é um lugar de resistência e contestação, nada melhor do assistir esse espetáculo em plena Cinelândia, onde inúmeras lutas já foram travadas pelos trabalhadores!
Te vejo lá!