Uma campanha popular de solidariedade está sendo organizada pela ABCCOM (Associação Brasileira de Canais Comunitários), ABRAÇO (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias), pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelas TVs Cidade Livre de Brasília e Comunitária do Rio de Janeiro. A ideia é doar rádios comunitárias e mil radinhos de pilha ao povo do Haiti. O objetivo é ajudar na reconstrução do país devastado pelo terremoto por meio de um jornalismo de utilidade pública, com informações sobre orientação sanitária, ambiental e técnicas.
“Essa é uma maneira concreta de expressar solidariedade, na linha da informação construtiva, ao mesmo tempo em que também colocamos em prática uma iniciativa que contribui para a integração entre os povos”, declarou Beto Almeida, presidente da TV Cidade Livre de Brasília. O jornalista é um dos organizadores da iniciativa, e lembrou frase de um poeta nicaraguense que dizia “A solidariedade é a ternura entre os povos”.
As entidades vão arrecadar fundos entre militantes dos movimentos sindicais, populares, intelectuais, artistas e religiosos, comprar os equipamentos e doar ao Governo Federal. Então o Exército Brasileiro, que coordena a Missão da ONU no Haiti, irá transportá-los para lá, assegurando as condições para seu funcionamento mais adequado e útil.
Além dos equipamentos, as entidades citadas estão colocando à disposição do Governo Federal comunicadores comunitários dispostos a se deslocarem ao Haiti para promoverem a instalação técnica dos transmissores, bem como cursos de capacitação de haitianos em técnicas que estão sendo já chamadas de jornalismo de reconstrução e jornalismo de integração.
Para mais informações, os interessados em aderir à Campanha podem contatar em Brasília a TV Cidade Livre (61-33432713), a ABRAÇO (61-3369-4188), a ABCCOM (61-3344-2656), ou nos celulares 61-9964-8439 (Sóter) ou (61-9986-2373) Beto Almeida.
Informações também pelos e-mails: ABRAÇO (abraconacional@yahoo.com.br) ou ABCCOM, tvcidadelivredf@gmail.com ou com a TV Comunitária do Rio de Janeiro, no tvcrio@tvcrio.org.br.