Oficinas, exposições, teatro, folia de reis, cordel, aulas públicas, rodas de conversa música e exposições fazem parte da programação do 3º Festival de Comunicação Sindical e Popular.
A atividade, promovida pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, será um grande encontro de jornalistas, comunicadores, militantes, estudantes, professores e quem mais quiser chegar, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, terça-feira, dia 19 de novembro, de 10h às 19h.
A ideia é levar para a rua a produção da imprensa sindical, popular e alternativa no nosso país desde a segunda metade do século passado. Será uma feira da comunicação dos trabalhadores, com tudo organizado em barracas e exposto para quem estiver passando pelo Centro do Rio nesse dia. Acervo do NPC e materiais de sindicatos e movimentos populares estarão expostos em barraquinhas em praça pública nessa festa da comunicação.
A manhã começa com música e oficinas e termina com aula pública ao meio-dia. Uma Folia de Reis abre a tarde que segue com rodas de conversa e termina com MCs dirigindo a festa. O Festival também marca a abertura do 25º Curso Anual do NPC.
Para garantir a infraestrutura do Festival, o NPC conta com a colaboração financeira voluntária. É preciso contratar palco, som, barracas, iluminação e oferecer ajuda de custo aos artistas. A participação não está condicionada ao apoio financeiro.
Programação:
10h – Abertura 3ºFestival da Comunicação Sindical e Popular
Apresentação Coral Canto de
Rua
10h45 – Oficina Serigrafia Popular itinerante do Coletivo de Comunicação
do MST-RJ
Oficina de Fotografia com Adriana Medeiros
Durante toda a tarde haverá oficina de cobertura colaborativa.
12h – Aula pública: 40 anos das greves de 1979 no Brasil
Com Maria das Dores Mota
(professora) e Maria Inês Guimarães (ex-metalúrgica, líder de greves)
14h – Abertura do 25º Curso Anual
do NPC
Folia de Reis A
Brilhante Estrela de Belém
14h45 – Cordel com Edmilson Santini
15h30 – Roda de conversa – Comunicação, arte e resistência
Com Ana Lúcia Vaz UFRRJ), Adair Rocha (PUC RJ), Carolina Vaz (Jornal O Cidadão), Michel Silva (Jornal Fala Roça), Pedro Barreto UFF), Pablo Bastos (UFF), Márcio Castilho (UFF), Ronaldo Matos (Coletivo Desenrola de SP), Thainã de Medeiros (Coletivo Papo Reto) e Gabriel Gutierrez (Uerj)
17h – Lançamento Livro-Agenda NPC 2020 e do livro Militarização e censura: a luta por liberdade de expressão na favela da Maré, de Gizele Martins (a confirmar).
17h30 – Performance teatral: “Referências” com Carlos Maia
18h – Música: Rapper Fiell, MC Julião do Jorge Turco e MC Lacerda (Papá).