“O Voo da Primavera”, uma produção de Essá Filmes, Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, Gwatá/UEG, CPT, Diocese de Goiás, Família Dominicana e UEG, lançado em 2018, dá voz à resistência indígena, quilombola e camponesa, seguindo o caminho de luta percorrido por Dom Tomás Balduino. O longa já foi selecionado em vários festivais de cinema e ganhou prêmios. Trata da luta pela terra e pelo território, do avanço do capitalismo no campo. Religiosos ligados à concepção da Teologia da Libertação estiveram na linha de frente desta luta. Dom Tomás Balduino, que atuou como Bispo na Cidade de Goiás entre 1967 e 1998, foi um personagem importante da resistência com o povo. | Assista ao filme.
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Dagmar Talga.
Direção de Fotografia: Dagmar Talga, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Janiel Divino de Souza.
Imagens: Dagmar Talga, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Janiel Divino de Souza, Glória Patrícia Piedrahita Sarmiento, Gleida Gutielle Melo, Tobias Bueno, Rafaela Oliveira de Souza, Rebeca Talga Bessa, Jaqueline Vilas Boas Talga.
Produção Executiva: Essá Filmes, Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, Gwatá/UEG, CPT, Diocese de Goiás, Família Dominicana, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis/UEG.
Duração: 97 minutos.