[Por Rodrigo Vianna] No domingo, 29 de maio, a Folha publicou com grande estardalhaço a lista de parlamentares que possuem emissoras de rádio e TV – ou que mantêm as emissoras em nome de parentes. A reportagem, na edição impressa, remetia o leitor para a “lista completa” que podia ser lida na internet, no UOL. E esclarecia que o material tinha sido preparado pelo Ministério das Comunicações.
Esse blogueiro estranhou que a reportagem da Folha não citasse o senador Aécio Neves – impulsivo líder da oposição. Recentemente, como se sabe, Aécio foi flagrado numa blitz da Lei Seca no Rio, e recusou-se a fazer o teste do bafômetro. Investigações mostraram que o carro dirigido pelo senador estava em nome da rádio Arco-Íris, que tem a irmã e a mãe de Aécio como sócias, em Minas – como se pode ler aqui. Toda a imprensa divulgou a história de forma discreta.
O interessante é que na lista original, p. 250, consta a “Rádio Colonial FM Ltda”, em nome da irmã de Aécio! A Rádio Colonial e a Rádio Arco-Íris são a mesma coisa? Uma é nome fantasia a outra é o nome da empresa? Ou é uma segunda rádio? Tema ser melhor apurado…
O relatório completo do ministério pode ser acessado nesse link.