Documentário sobre a violência rural nas regiões centro-oeste e sudoeste do Paraná, onde atua a madeireira Giacomet Marodin, apontada como responsável por inúmeros assassinatos e casos de tortura de trabalhadores rurais e de devastação de mata nativa. Instalada há décadas na região, a empresa ocupa um latifúndio de 83 mil hectares. Desde os anos 1970 a madeireira vem sendo acusada de destruir o meio ambiente e executar, impunemente, camponeses.
Entre as vitimas estão os trabalhadores rurais Idalino de Moraes, morto aos 51 anos, em 1979; e José Alves dos Santos, de 34 anos, assassinado em 1997. Também foram executados por guardas da Giacomet os jovens Denílson Oroski, 17 anos, em 1987, e Leonir Vojniak e Vanderlei das Neves, ambos com 16 anos. O primeiro, morto em maio de 1995 e o segundo em janeiro de 1997.O vídeo relata os casos de morte e tortura através de depoimentos emocionados de parentes das vitimas que até hoje clamam por justiça.
A empresa é acusada também de falsificar laudos e corromper funcionários públicos para continuar devastando a mata nativa da região. Que hoje conta com apenas 2,6% de sua cobertura vegetal original.
Sugestão de uso: Pode ser usado para discussões sobre a história da terra e a violência do latifúndio contra os trabalhadores.
Direção: Coletivo CEFURIA;19995; 40min.
Produção: QUEMTV Produções
Realização: MST/PR-CEFURIA
Contato: quemtv@cefuria.org.br – (41) 33228487