Temendo sofrer mais uma derrota da base rebelada, governo retira marco civil da internet da pauta, mas não consegue evitar convocações de dez ministros.
Por Najla Passos, da Carta Maior
Temendo enfrentar mais uma derrota, o governo conseguiu retirar da pauta da Câmara desta quarta (12) a votação do marco civil da internet, projeto considerado prioritário pelo Planalto, mas que enfrenta total oposição do PMDB, o partido que assumiu a liderança da base aliada descontente e já afirmou que pretende derrotar a matéria.
“Eu ouvi o apelo dos ministros Aloizio Mercadante [Casa Civil] e José Eduardo Cardozo [Justiça], que pediram mais uma semana para se chegar a um acordo para que o texto aprovado seja acordado por toda a Câmara dos Deputados”, disse presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN).
O que o governo não conseguiu evitar, mais cedo, foram as convocações e convites para que dez dos seus ministros, além da presidenta da Petrobrás, Graça Fortes, compareçam à Câmara para prestarem esclarecimentos sobre os mais diversos assuntos, todos eles devidamente politizados de forma a servirem, inclusive, a propósitos eleitorais da oposição.