Liderança histórica do antigo Partido Comunista Brasileiro, Gregório Bezerra (foto), aos 76 anos de idade, faz um relato resumido, mas rico em lembranças, de sua militância política, desde o ingresso no PCB até o exílio na Europa, de onde fala de sua esperança de retornar ao Brasil em breve. O relato é feito no final dos anos 1970, pouco antes da anistia que o trouxe de volta ao país. A ouvi-lo, um grupo de jovens exilados políticos brasileiros, entre os quais se reconhece César Benjamin, o Cesinha, muito moço.
O depoimento de Gregório Bezerra recorda momentos importantes da história contemporânea do Brasil, como o movimento revolucionário de 1935, a mobilização camponesa, o governo Jango, o golpe militar de 64, a sua perseguição, prisão e tortura em plena via pública, o que gerou clamor até de grupos conservadores, bem como a luta pela anistia. Importante observar também a importância que teve a imprensa alternativa e clandestina em sua formação político-revolucionária. Em seu testemunho, o velho comunista revela que a sua opção política foi forjada por jornais como A Classe Operária.
Sugestão de uso: Estudantes, professores e pesquisadores de história e sociologia, sindicalistas, jornalistas e todos as pessoas e grupos interessados na história recente do Brasil.
Direção: Luís Alberto Sanz, Lars Säfström, Leonardo Cespeda e Staffan Lindqvist; 1997; 30 min.
Contato: lasanz@terra.com.br