Videoclipe em homenagem a todos que lutaram e lutam pela liberdade e contra a exploração do homem pelo homem. É parte integrante de um documentário maior sobre a história do PT, das suas origens até as disputas eleitorais de Lula contra FHC.

O bloco “Homenagem aos que lutam” é um hino a muito lutadores da história do país. Imagens de acontecimentos da História do Brasil, como a Revolta da Chibata; a cassação da legenda do Partido Comunista; em 47; o Golpe Militar de 64; e os assassinatos de Carlos Marighela, Lamarca e Wladimir Herzog são o fio condutor. Estão no documento personagens da esquerda brasileira, como Pagu, Agildo Barata, Álvaro Pinheiro, Luiz Calos Prestes, Olga Benário e os presos políticos da Ilha Grande. Com estes, tantos outros lutadores dos direitos humanos compõem a obra que emociona e renova a esperança para as lutas vindouras. O filme fecha com o seguinte dizer: “Não pode alcançar os astros quem vive a vida de rastros, quem é poeira do chão”.

Sugestão de uso: Para debates em sindicatos, movimentos sociais e salas de aulas sobre a História do Brasil e suas lutas pró liberdade e para a construção de um projeto socialista.

Realização: Diretório Nacional do PT; 1993; 10 min.

Contato: (61) 3213-1313 // formacao@pt.org.br // www.pt.org.br