Foi lançado no dia 26/10, no Rio de Janeiro, o livro Contribuições para a Construção de Indicadores do Direito à Comunicação, editado pelo Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social) e coordenado e escrito por Diogo Moyses, João Brant e Michelle Prazeres. A publicação é um dos resultados do Projeto do Centro de Referência para o Direito à Comunicação do Intervozes, que tem o apoio da Fundação Ford, e foi motivado pela ausência de referências concretas para medir o grau de efetivação do direito à comunicação. “O livro é uma contribuição do Intervozes para verificar se a democratização da comunicação está acontecendo”, afirmou a jornalista do Coletivo Carolina Ribeiro.
Realizado na Editora Multifoco, o lançamento não teve a presença dos autores, mas contou com a presença de membros do Intervozes que contaram como foi o processo de formulação do livro. A jornalista Oona Castro ressaltou que desenvolver uma metodologia, como foi feito no livro não é algo simples. “Foi um desafio muito grande formular uma metodologia e o apoio de teóricos como Venício Lima, por exemplo, foi muito importante”, disse. Após uma breve apresentação do livro, houve um debate com todos os participantes que passou por temas como liberdade de expressão, controle social da mídia e sobre a Lei dos Meios criada na Argentina. Clique aqui e acesse a versão online do livro.
Exibição de vídeos
Durante o lançamento da publicação, foi exibido o filme Institucional do Direitos de Resposta, programa de TV sobre direitos humanos produzido por entidades da sociedade civil e veiculado na Rede TV!, entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006. A exibição do Direitos de Resposta foi resultado de uma uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal e seis organizações sociais o Tardes Quentes, da Rede TV. O programa, apresentado por João Kleber, era marcado por quadros que violavam os direitos humanos, em especial dos homossexuais. Para saber mais sobre o programa Direitos de Reposta e acessar a publicação A sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia, que resgata história do programa veiculado na Rede TV!, clique aqui. Para ver o vídeo, clique aqui.
Outro filme exibido durante o lançamento para promover o debate sobre a comunicação social no Brasil foi o Levante a Sua Voz, sobre o direito à comunicação produzido pelo Intervozes com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung. O filme retrata a concentração dos meios de comunicação no país. O filme tem roteiro, direção e edição de Pedro Ekman. Para assistir, acesse: Levante a Sua Voz – Parte I e Levante a Sua Voz – Parte II.