Filme realizado durante manifestação dos servidores estaduais do Poder Judiciário do Paraná, liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Justiça, o Sindijus-PR, no início de abril de 2000, durante o governo Jaime Lerner. As reivindicações eram de caráter salarial e sobre a carreira de servidores. A Polícia Militar atua de forma violenta contra os trabalhadores.
A greve se prolonga por diversos dias e ganha a simpatia e a adesão do conjunto dos servidores indignados com a violência policial. Homens e mulheres, entre eles, idosos, são espancados em frente ao Tribunal de Justiça. A parte final do filme é dedicada a relembrar outras manifestações dos servidores do Judiciário do Paraná na sua trajetória de luta.
Sugestão de uso: Como ferramenta de consulta sobre a história das lutas dos servidores do Judiciário do Paraná; serve de exemplo a outras entidades sindicais, mostrando como é possível filmar, editar e difundir a memória das lutas dos trabalhadores. Mais de quinhentas fitas foram feitas e distribuídas por este sindicato.
Direção: Mario Montanha; 2001; 18 min.
Realização: Sindijus -PR
Contato: (41) 3353-1716 conscienciaeluta@sindijuspr.com.br // www.sindijuspr.com.br