Publicado em 16.06.11

Foi lançada na última quarta-feira (15.06), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Democratização da Comunicação e da Cultura com Participação Popular.  A Frente é uma iniciativa do deputado estadual Robson Leite (PT), que é presidente da Comissão de Cultura da Alerj. Outros deputados que quiserem participar deverão manifestar interesse no prazo de 30 dias a partir de ontem. 

Vários parlamentares e lideranças de movimentos sociais participaram da mesa e membros de movimentos em defesa de democratização da comunicação e da cultura estiveram na Alerj. As deputadas federais Luiza Erundina (PSB – SP) e Jandira Feghali (PCdoB – RJ) mandaram mensagens de apoio à iniciativa. A deputada estadual Inês Pandeló (PT), vice-presidente da Frente, afirmou que o fato do termo “participação popular” estar explícito no nome da Frente é muito significativo. “A participação popular é muito importante e o apoio dos movimentos sociais organizados é fundamental na luta pela democratização da comunicação”, afirmou.

O deputado estadual Sabino (PSC) e o vereador da capital Reimont (PT) destacaram a importância de a mobilização pela democratização da comunicação e da cultura ser realizada também no interior do estado. O deputado Robson Leite disse que o objetivo da Frente é democratizar todos os aparelhos de comunicação. “Não tenho dúvida que o lançamento dessa frente reforça essa grande necessidade”, disse. 

Frederico Cardoso, coordenador executivo do Partido da Cultura – um movimento suprapartidário, acionador de agentes e partidos políticos que ocupam funções públicas no setor da cultura – falou sobre a pauta do movimento e informou que a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro tem funcionado muito bem, com espaço importante para os movimentos sociais. “Espero que esta Frente Parlamentar também funcione assim. Vamos começar com passos firmes, pois há muito trabalho adiante”, afirmou Frederico.

Orlando Guilhon, da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Fale-Rio) lembrou que não houve alterações em aspectos estruturais que influenciam a comunicação no Brasil nas últimas décadas, mas afirmou que há aspectos positivos na atual conjuntura. “Temos que aproveitar essas janelas de oportunidade”, disse. A importância da criação de um Conselho Estadual de Comunicação, já proposta em projeto de lei do deputado estadual Paulo Ramos (PDT), também foi destacada por vários dos presentes.