Publicado em 26.07.2011

Em apoio aos projetos do fotógrafo João Roberto Ripper, no dia 10 de agosto, em Porto Alegre (RS), haverá um leilão inédito de imagens feitas por grandes fotógrafos brasileiros.  O evento é uma ótima oportunidade para investidores, colecionadores e apreciadores de fotografia.
Além da obra de Sebastião Salgado sobre o Afeganistão e do retrato do poeta Vinicius de Moraes, feito por Alécio de Andrade, o leilão oferece algumas raridades. Dentre elas, uma foto vintage (18 x 24 cm) assinada pelo mestre do fotojornalismo José Medeiros (doação de Flavio Damm); um trabalho de Mario Cravo Neto (doação de Rubens Fernandes Júnior); e uma obra única de Luis Fernando Veríssimo – A imagem escrita (texto sobre a arte da fotografia). O leilão terá ainda duas fotos do músico gaúcho Bebeto Alves.

Ripper é um importante fotógrafo dos movimentos populares e sindical, atuando no país inteiro em defesa dos direitos humanos. Em 2004, criou a Escola de Fotógrafos da Maré, no Rio de Janeiro. O leilão é uma promoção do gabinete da Primeira Dama do Rio Grande do Sul, Sandra Genro, com curadoria de Carlos Carvalho (FestFotoPoA). Ele será transmitido por teleconferência para os Pontos de Leilão, montados na Galeria Imã (Vila Madalena, São Paulo) e na Galeria do Atelier da Imagem (Urca, Rio de Janeiro), onde poderão ser feitos lances para aquisição das obras.

O Leilão de Fotos – Um Olhar Sócio Cultural será no dia 10 de agosto, às 19h, no Palacete Santo Meneguetti (Palacinho). Av. Cristóvão Colombo, 300, Porto Alegre – RS. Telefone: (51)3323-6729/37.