As Lesões por Esforços Repetitivos não são uma doença nova, mas sua incidência se agrava a partir dos anos 50. A especialização extrema das funções de trabalho e a busca incessante por produtividade nas empresas são consideradas as principais responsáveis pela multiplicação de doentes, em “LER Uma História de dor”. Analisando a questão a partir de relatos de especialistas no assunto e vítimas das lesões, o vídeo conclui que, já em 1995, vive-se uma epidemia da doença. Considerada grave e altamente incapacitante, as LER são causadas pela execução diária de movimentos rápidos e repetitivos que ocasionam microtraumatismos.

O mal é muito comum em digitadores e bancários, mas atinge todas as categorias de trabalhadores. As mulheres são as mais atingidas por causa da jornada dupla de trabalho. Ainda hoje, quem contrai a doença encontra incompreensão entre os colegas de trabalho. Como não tem cura, a prevenção é o único remédio. Atualmente, esta é uma das questões centrais nos debates sobre saúde do trabalhador.

Sugestão de uso: Grupos de estudos e sindicalistas vão encontrar neste filme uma apresentação ampla sobre as LER. Pode ser usado como fonte de informações e para promover debates sobre saúde do trabalhador.

Direção: Moah Cyrr; 1995; 14 min.

Realização: Sind. dos Bancários de Porto Alegre (RS) – Gestão 93/96

Contatos: (51) 3433-1200
biblioteca@bancariospoa.com.br // www.bancariospoa.com.br