As mais belas imagens sobre as primeiras greves dos trabalhadores de São Bernardo do Campo, nos anos finais da ditadura. Na capital da indústria automobilística, os trabalhadores estão descontentes com seus salários e a baixa qualidade de vida e resolvem parar as máquinas. É a época da explosão, em São Bernardo e São Paulo, do movimento grevista de 1978-79. Esses trabalhadores darão início às grandes greves e ao renascimento do movimento sindical brasileiro. No comando das paralisações aparece o Sindicato dos Metalúrgicos e surge Luiz Inácio Lula da Silva como grande articulador e líder no panorama sindical.

Linha de montagem apresenta uma longa série de imagens de assembleias, repressão policial, intervenção do governo no sindicato, piquetes, reuniões em bairros de periferia de São Paulo e em salões paroquiais. Mostra toda a vitalidade da classe trabalhadora forçando o recuo da ditadura. Passeatas, discursos, depoimentos de trabalhadores, reflexões em reuniões de avaliação do movimento se misturam com assembleias no sindicato, no estádio municipal da cidade e inúmeras cenas de bombas jogadas contra as manifestações dos trabalhadores. Este documentário nos dá um quadro do surgimento do Novo Sindicalismo, naqueles anos.

Sugestão de uso: Para a formação político-sindical e histórica de militantes sindicais e de movimentos sociais populares. É o melhor documento de registro e recuperação das greves do ABC paulista nos anos 1979-1980. Essencial para entender o surgimento do Novo Sindicalismo e, anos depois, da CUT.

Direção: Renato Tapajós; 1980; 95 min.

Produção: TVT e Instituto Cajamar

Contato: (11) 4127-7102 / 4127-3922 // tvt@glabor.com.br (19) 3289-2693 / 9113-9935 // tapajosr@terra.com.br