Com imagens chocantes, este documentário narra em detalhes o massacre ocorrido em Eldorado dos Carajás, no Pará, no dia 17 de abril de 1996, quando 19 sem-terra foram brutalmente assassinados pela Polícia Militar daquele estado. O episódio ganhou repercussão internacional, expondo ao mundo a violência das nossas instituições, a omissão e conivência de autoridades, que favorecem o alto índice de concentração de terras nas mãos de um reduzido número de famílias.
O vídeo faz uma colagem de cenas e imagens exibidas nas principais redes de televisão do país e outras que não chegaram a ser divulgadas, tamanha a violência nelas contida. Exibe também comoventes depoimentos de sem-terra que testemunharam o massacre, saíram feridos do confronto e tiveram parentes e amigos friamente executados. A escolha deliberada por imagens chocantes e depoimentos fortes tem por objetivo quebrar a indiferença e o imobilismo da sociedade frente ao quadro de violência que afeta os excluídos no Brasil. Trata-se de um grito contra a impunidade, em defesa dos sem-terra e pela imediata implantação da reforma agrária.
Sugestão de uso: Para movimentos de sem-terra e trabalhadores rurais, grupos de defesa dos direitos humanos, pastorais da terra, universidades, estudiosos da questão agrária e da violência policial. Devido às cenas chocantes, não se recomenda a sua exibição a crianças e adolescentes ou pessoas muito sensíveis.
Realização: Fase/Cepepo; 1996; 30 min.
Contato: (91)3249-2720 // www.cepepo.org.br/