Documentário sobre o massacre de Corumbiara, em Rondônia, contra trabalhadores rurais sem-terra, na madrugada do dia 9 de agosto de 1995. As famílias dormiam quando a polícia militar chegou ao acampamento atirando sem poupar ninguém. Através de depoimentos de sobreviventes que trazem na face as marcas da dor e as lembranças daquelas intermináveis horas de tortura, o filme faz com que tenhamos a dimensão dos sofrimentos do que ali estavam. Foram atos brutais, torturas, tiros, prisões e estupros. Foram inúmeras as formas de terror impostas pelos policiais àquelas famílias. O resultado foi mais de 1.300 sem-terra feridos e inúmeros desaparecidos.
Trabalhadores que lutavam por sua dignidade apanharam por diversas horas seguidas, vítimas de uma sociedade onde quem governa é a corrupção oficial, a impunidade e a desigualdade social.
Este filme deixa claro que o massacre de Corumbiara não foi o primeiro nem será o último. Num país onde tantos passam fome e vivem na miséria, é a lei do latifúndio e daqueles que têm dinheiro e poder que governa.
Sugestão de uso: Em aulas, palestras e debates que envolvam o tema da questão agrária no Brasil, da violência policial, além da conjuntura política que só favorece uma pequena minoria.
Realização: TV dos Trabalhadores e Comitê Chico Mendes; 1996; 15 min.
Contato: (11) 4127-7102 tvt@glabor.com.br//www.smabc.org.br/hotsites/tvt/producoes.htm