Em setembro de 2006, o México vota para escolher seu presidente. Após décadas e décadas de dominação de uma mesma elite financeira, a eleição significou uma alternativa para as classes populares: o candidato Lopez Obrador. O documentário apresenta imagens de manifestações, passeatas e comícios que revelam uma alegre e esperançosa mobilização do povo mexicano na defesa da verdade das urnas. O documentário parte do princípio de que a eleição do candidato da direita, Felipe Calderon foi fruto de uma fraude eleitoral, montada pela Justiça Eleitoral, que, sem apurar o total das urnas garantiu a sua vitória.

Em manifestações oceânicas pelas praças e pelas ruas da capital, o povo demonstra apoio ao seu candidato e exige que todos os votos sejam apurados, “voto por voto, urna por urna”. Durante mais de um minuto este grito de guerra é repetido por milhões de manifestantes. Nas palavras finais, o candidato popular dá sua mensagem: “os de cima esqueceram que o povo não se cansa e não se rende”. Narração de Julio Turra, membro da da CUT-Brasil, que esteve no México para acompanhar a apuração das eleições.

Sugestões de uso: Útil para discutir o momento político da América latina e os planos do imperialismo estadunidense para a região e para analisar o papel das mobilizações e sua função na garantia de uma verdadeira democracia.

Direção: Artista do Comitê pró-Obrador

Produção: Comitê Obrador; 2006; 14 min.

Contato: julioturra@uol.com.br