Todos os jornais do mundo, há mais de uma semana, destacam as manifestações que estão acontecendo na Grécia em seguida ao assassinato pela polícia de um jovem estudante. Para O Globo, a Globo e quase toda a nossa mídia empresarial, quanto menos se falar da Grécia, nestes dias, melhor é. Já imaginou se o povo entender o que está acontecendo por lá? Já imaginou se um dia acontecesse por aqui o que acontece por lá?


O Partido Comunista da Grécia, no dia 11 de dezembro, assim nos conta os acontecimentos:                    

“As lutas dos últimos dias na Grécia alcançaram um auge com a greve geral desta quarta-feira, convocada desde bem antes do assassinato do jovem Andreas Grigoropoulos (…) Desde a madrugada, milhares de trabalhadores formaram colunas de piquetes, fechando fábricas e lojas, detendo navios, e contrariando os esquemas fura-greves. Foi impressionante  o comparecimento aos comícios e manifestações em todo o país. Dezenas de milhares de trabalhadores, estudantes de todos os níveis de ensino, famílias inteiras com os seus filhos, desafiaram o clima de medo e participaram das manifestações.(…)

A ofensiva contra os direitos dos trabalhadores vive uma escalada na Grécia, a pretexto da crise. Isto se evidencia tanto no novo orçamento estatal (…) bem como nos planos da UE para aumentar a jornada de trabalho para até 65 horas semanais.”

É evidente que, aqui no Brasil, a mídia que quer manter a Casa Grande e a Senzala funcionando não pode dar este tipo de notícia.

E assim, nas páginas de O Globo, encontramos longas notícias sobre temas absolutamente insignificantes, mas altamente importantes, na visão de O Globo, para o Brasil. Foi o caso, no começo dos protestos da Grécia, da notícia de um condomínio da Barra da Tijuca que estava em estado de sublevação por causa da retirada de uma Santa do átrio da entrada. Realmente uma tragédia. Ótima notícia para encobrir o que acontece em Atenas.

Dias e dias de fofocas em “A Favorita”. Dá-lhe Donatela, Flora e por aí vai, até que um carinha que já foi ex de alguém que faz novela explodiu de tanto cheirar. Aí a festa foi completa. Na quarta, dia 16, o jornal Meia Hora trouxe uma manchete utilíssima à continuidade da Casa grande: “Espírito de Marcelo está preso na terra”.





Realmente com os Marcelos, as Donatelas e as Floras, não há espaço no cérebro para a Grécia.

A revista Carta Capital, na edição de 17 de dezembro, informou sobre os protestos de Atenas. O texto pode ser lido em http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=9&i=2950