No vídeo, o economista da FGV-SP Paulo Nogueira Batista Jr. fala sobre a globalização da economia, que, para ele, é um fenômeno ideológico a serviço dos poderosos. Na entrevista, o economista diz que o comércio internacional representa uma parcela relativamente pequena da produção total. Acrescenta que os investimentos internacionais são pequenos e que os fluxos financeiros domésticos são muito maiores que os fluxos de longo prazo internacionais. Por isso, muito do que é dito sobre globalização é ilusório.
“Quer se criar a impressão de que a globalização é um fenômeno inédito e avassalador, mas eu a vejo como ideológica, e com um discurso cheio de interesses”, afirma o pesquisador durante a entrevista. Paulo Nogueira afirma também que o maior propósito da globalização é remover resistências nacionais, políticas, sindicais e de movimentos dos trabalhadores. O vídeo trata de problemas causados pela desigualdade social e pelo desemprego.
Sugestão de uso: Indicado para sindicatos, associações, movimentos sociais, aulas de História, Geografia, Economia e cidadania.
Direção: Ralf Tambke e Tiago Scorza; 1998; 36 min.
Realização: Senge-RJ
Contato: tcscorza@hotmail.com // tambke@brasilplural.org sengerj@sengerj.org.br // www.sengerj.org.br