Realizada com sucesso, no ano passado, no Rio de Janeiro, a Mostra de Vídeos Populares do NPC será levada agora a Belo Horizonte, entre os dias 13 e 16 de junho, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). A abertura está marcada para as 9 horas do dia 13, no auditório do campus I do Cefet, com exibição do documentário Entre Muros e Favelas, de Suzanne Dzeik, Kirstem Wagenschein e Marcio Jerônimo. Após a apresentação do filme haverá um debate com alunos, professores e funcionários. Toda a comunidade escolar está convidada.
A seleção dos vídeos foi feita por professores do próprio Cefet, que levaram em conta, entre outros aspectos, a atualidade dos filmes e a sua importância como ferramenta pedagógica. Os documentários selecionados abordam temas como violência urbana e rural, racismo, meio ambiente, lutas pela terra, lutas mundiais, juventude, trabalho escravo, comunicação alternativa, manifestações culturais, realidade brasileira, entre outros.
A coordenação das Mostras é feita pela jornalista e produtora cultural, Lígia Coelho. Elas são fruto do projeto “Artes e Histórias para contar e mostrar”, que tem o patrocínio da Eletrobrás, através da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.