O MTST iniciou, ontem, uma série de vídeos chamada “NÓS POR ELAS”. Cada um dos vídeos apresenta uma breve trajetória de trabalhadoras que lutam e constroem o maior movimento de resistência urbana do Brasil.
Confira o primeiro episódio!
1° episódio: Dona Angélica
Maria Angélica Fernandes Rocha, nascida e casada em Vitória da Conquista/BA, chegou em São Paulo com 17 anos. Foi casada por 35 anos, já teve moradia, vivia bem em uma casa em São Paulo, mas seu ex-marido acabou vendendo a casa e os terrenos do casal e de seus 4 filhos – foi quando “voltaram ao zero”, como conta.
“Ao chegar na ocupação, foram muitas as pessoas que passaram por nós, e nós dávamos água, o que comer, beber, sem perguntar se ele era rico, se era pobre, se ele tinha, se ele não tinha. E dividir o próprio pão que nós tínhamos, porque nós temos uma maneira de ser nas ocupações que é assim: se tem pão, vamos dividir esse pão. (…) Se tem um copo de água, vamos deixar aqui na vista, pois se chegar alguém com sede, vamos dar essa água, esse pão para comer. Então, o MTST me ensinou isso e sinto orgulho de falar isso, orgulho de ser essa pessoa que sou (…)”.