A violência contra a mulher é o tema deste documentário que, de forma crua, mostra, a partir de fatos concretos, o quanto a sociedade ainda precisa avançar para enfrentar este problema que é comum tanto nas classes sociais menos favorecidas como em outras classes. “A cultura em que o homem é colocado como superior à mulher é um
terreno fértil para a violência”, diz uma das entrevistadas. O comportamento de homens e mulheres é formado desde cedo pela família e pela escola. Os filhos perpetuam o que vivenciam em casa. Em 70% dos casos registrados de violência contra mulheres, os agressores são maridos, ex-maridos ou namorados. Há casos extremos, como o de uma mulher que teve o corpo todo gravemente queimado. Sem falar no crescente número de assassinatos. O quadro se agrava com a omissão da sociedade, simbolizada no dito popular: “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”. O vídeo traz muitos depoimentos de mulheres vítimas de violência, de adolescentes, de delegadas, advogadas, feministas e estudiosas do tema.

Sugestão de uso: Para núcleos de defesa dos direitos humanos, entidades e grupos feministas, Delegacias de Mulheres, advogados, defensores públicos e pessoas envolvidas com o combate à violência contra a mulher.

Direção: Sérgio Goldenberg; 1999; 19 minutos

Produção: Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e Instituto de Promoção para a Eqüidade (Ipê)

Contato: (21) 2509-3812// cecip@cecip.com.br //
www.cecip.com.br