Quatro deficientes físicos narram as suas dificuldades para viver num mundo ajustado às necessidades de quem não sofre de nenhum tipo de deficiência. O que para a maioria das pessoas passa despercebido, como um pequeno ressalto no meio-fio, um buraco na pista, uma árvore ou uma poça d’água na calçada, para as pessoas com necessidades especiais podem ser grandes obstáculos.
Neste vídeo, a equipe de produção acompanha os protagonistas em seus trajetos cotidianos em suas cidades, mostrando como é difícil para essas pessoas contornar tantos problemas no seu dia-a-dia. O que a sociedade poderia fazer para melhorar a vida dessas pessoas? Como facilitar-lhes o acesso aos transportes e a locomoção pelas ruas e avenidas repletas de obstáculos? Como olhar para eles sem preconceito, mas com disposição para ajudar? Como garantir-lhes espaço no mercado de trabalho? Esses são alguns questionamentos e reflexões que o vídeo nos impõe. O documentário foi filmado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Sugestão de uso: Para todos os grupos que discutem os problemas e preconceitos que atingem as pessoas com necessidades especiais. Útil não só para os deficientes e seus familiares e amigos, mas também para professores, assistentes sociais, psicólogos, arquitetos, engenheiros e outros profissionais.
Direção: André Costa e Sílvio Cordeiro; 2002; 26 min.
Produção: Festival Latinoamericano de la Classe Obrera (Felco)
Contato: http://felco.guardachuva.org // felcobrasil@gmail.com