Entre os dias 09 e 11 de dezembro, a coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Claudia Santiago participará do 2º Seminário Nacional de Comunicação da CSP-Conlutas. O tema do seminário desse ano será “Avançar na Comunicação dos Trabalhadores”.

Confira a programação e participe!

Programação:

Sexta-feira (9)

10h00 – Mesa de abertura: A qualidade da comunicação dos trabalhadores

12h30 às 14h00 – Almoço

14h00 – As lutas retratadas no mundo e suas conexões
O mundo globalizado sob ataques e resistência mundial. Nos interessa transformar o corporativismo de categorias ou o nacionalismo em um olhar mais amplo de resistência da classe e de povos em luta em todo o mundo? Como dar essa batalha? O que nos dizem as experiências?

17h00 – As opressões e a resistência são televisionadas e estão na mídia digital
As opressões mostram suas garras de forma violenta e cruel na contemporaneidade; a resistência de mulheres, jovens das periferias, LGBTs, negros e negras estão expostas no dia a dia e precisam ser propagadas. Quais as formas que os setores mais oprimidos vêm falando ao mundo.

Sábado (10)

9h30 – Reportagem: a interpretação da realidade e seus verdadeiros atores sociais
A investigação e a linguagem fazem diferença na produção de comunicação dos trabalhadores e movimentos sociais? Quem são os atores e atoras dessas lutas e suas respectivas produções? É preciso discutir reportagem a forma privilegiada de fazer um bom jornalismo.

11h30 – Democratização da comunicação, uma batalha necessária

A comunicação baseada no caráter público com os processos regulatórios sustentados no interesse público. O direito à comunicação e a liberdade de expressão de todos os cidadãos e cidadãs, de forma que as diferentes ideias, opiniões e pontos de vista, e os diferentes grupos sociais, culturais, étnico-raciais e políticos possam se manifestar em igualdade de condições no espaço público midiático. Que democratização da comunicação é essa?

13h30 às 14h30 – Almoço

14h30 – O mundo do trabalho dos profissionais da comunicação sindical e popular
A posição do profissional de comunicação em seu mundo de trabalho: profissionais/militantes? Como estamos inseridos nesse universo? Quais os direitos do profissional

16h30 – Oficinas
– Novas mídias: Net ativismo ou ativismo em rede entra no contexto da comunicação digital utilizada por diversos movimentos sociais. Como essas formas de participação são elaboradoras? São necessárias ações engajadas em mídias digitais? Como podem ser aproveitadas pelo movimento dos trabalhadores? É possível intensificarmos a interação colaborativa potencializandoalcance?

– A imagem na construção da informação:
A intervenção pública na construção da informação dos trabalhadores e dos movimentos populares. Pensar o direito à cidade e as transformações urbanas, por meio de intervenções urbanas alternativas, lúdicas e artesanais para compor novos imaginários.

– O impresso de mão em mão: Por que os materiais impressos ainda são imprescindíveis na construção das relações com os trabalhadores. Da trajetória à atualidade. Como produzir bons materiais impressos e em quais momentos.

– Jornalismo de dados: Jornalismo de dados envolve capacidade de codificar e decodificar informações complexas transformando-as em compreensíveis ao público estruturando o fluxo da informação. Seja por meio de infográficos envolventes, reportagens interativas ou utilização de outras ferramentas. O jornalismo de dados revela seus métodos e apresenta seus resultados de uma forma que possam ser replicados.

Confraternização – sábado à noite

Domingo (11)

09h30 – Festival de Comunicação da CSP-Conlutas
O que temos de melhor? O Festival de Comunicação da CSP-Conlutas pretende exibir as melhores produções de entidades e movimentos ligados à Central. Reportagens impressas, documentários, peças para redes sociais.

11h00: Plenária final

Em breve publicaremos os nomes dos convidados (as)!

Mais informações:

Data: 9, 10 e 11 de dezembro de 2016
Local: Hotel San Raphael – Largo do Arouche, 150.
Dirigente responsável pela Secretaria Executiva Nacional: Paulo Barela.
Organização: Departamento de Comunicação da CSP-Conlutas.
Valor da inscrição: R$ 230 (duzentos e trinta reais)